terça-feira, 7 de agosto de 2007

Proposta do Curso e Cronograma de Atividades

Objetivo: Refletir sobre a construção histórica da escola primária em São Paulo e no Brasil, a partir de 1770, em diálogo com a documentação e a historiografia.

Métodos: Aulas expositivas, seminários, trabalhos em grupo e debates.

Julho
Dia 30 (Aula 1)
- Apresentação da professora e dos alunos. Indicar leitura da próxima aula.

Atividade (1) -
1) Trabalho individual e discussão em grupo: O que é História da Educação? Qual seu interesse para a formação de educadores? Qual sua importância como campo epistemológico?

2) Leitura e discussão em grupo do texto: BARROS, A. Martins. O tempo com temporalidade, episteme e sociabilidade. In: _____. Breves notas ao ensino de História da educação. Rio de Janeiro: e-papers, 2003, p. 29-38.

3) Retomar as sínteses produzidas no item 1 em grupo e socialização para classe.

Agosto
Dia 06 (Aula 2) - Apresentação do programa do curso e da atividade de portfólio.

Bibliografia Básica: HILSDORF, M.L. História da Educação Brasileira: leituras. São Paulo: Thomson, 2003.

Tema 1: História da Educação: o ofício do historiador, as fontes históricas (legislação e documentação oficial), a produção historiográfica.

Aula expositiva e discussão de texto de referência da aula.

Bibliografia da aula: FARIA FILHO, Luciano. A legislação escolar como fonte para a História da educação: uma tentativa de interpretação. In: _____. Educação, modernidade e civilização. Belo Horizonte: Autêntica, 1998, p.89-125.

Bibliografia complementar: LOPES, Eliane Marta & GALVÃO, Ana Maria. História da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

Unidade I: A educação no Brasil Colônia e Império
Dia 13 (Aula 3)
Tema 2: Primeiros passos na constituição da escola brasileira: a reforma pombalina.
Documentos: “Estatuto que hão de observar os mestres das escollas dos meninos nesta capitania de S. Paulo, remetido pelo Governador e Capitão-general de São Paulo”
e documento de 1772 que dispõe sobre o novo sistema escolar português (Arquivo Histórico Ultramarino (AHU) – Projeto Resgate).
Mapa: Província de São Paulo de 1700. HILSDORF, M.L. História da Educação Brasileira: leituras. São Paulo: Thomson, 2003, p. 35.

Bibliografia da aula: Pimenta, João Paulo Garrido. Portugueses, americanos, brasileiros: identidades políticas na crise do Antigo Regime luso-americano. Almanack brasiliense, número 3 maio de 2006 (http://www.almanack.usp.br/neste_numero/index.asp?numero=3).

Atividade (2)
a) A classe será dividida em 9 grupos que irão analisar os documentos e preencher uma ficha síntese que contém os seguintes campos: 1) Como se estrutura a educação escolar; 2) Qual o público-alvo da escola?; 3) Como se constitui o corpo docente?; 4) Qual a cobertura da escola no território de São Paulo?; 5) Qual a organização espacial da escola?; 6) Como se distribui o tempo escolar?; 7) Quais os materiais e métodos mobilizados no ensino?

b) Retomar as sínteses produzidas pelos grupos, socializar e discutir coletivamente na classe.

Dia 20 (Aula 4)
Tema 3: A constituição do sistema público de ensino: o Brasil independente.
Documentos: “Lei de 15 de outubro de 1827”, “Discurso recitado pelo exmo presidente, Manuel Felisardo de Souza e Mello, no dia 7 de janeiro de 1844, por occasião da abertura da Assembléa Legislativa da provincia de S. Paulo. S. Paulo, Typ. do Governo, 1844” e “Mapa nr. 5”. (http://www.crl.edu/content/brazil/sao.htm).
Mapa: Província de São Paulo de 1800.

Bibliografia da aula: Mattos, Ilmar.. Construtores e Herdeiros: a trama dos interesses da construção da unidade política Almanack brasiliense, número 1 maio de 2005 (http://www.almanack.usp.br/neste_numero/n01/index.asp?tipo=forum&edicao=1&conteudo=11).

Atividade (3)
a) A classe será dividida em 9 grupos que irão analisar os documentos e preencher uma ficha síntese que contém os seguintes campos: 1) Como se estrutura a educação escolar; 2) Qual o público-alvo da escola?; 3) Como se constitui o corpo docente?; 4) Qual a cobertura da escola no território de São Paulo?; 5) Qual a organização espacial da escola?; 6) Como se distribui o tempo escolar?; 7) Quais os materiais e métodos mobilizados no ensino?

b) Retomar as sínteses produzidas pelos grupos, socializar e discutir coletivamente na classe.

Dia 27 (Aula 5)
Tema 4: São Paulo e os primórdios da legislação educacional.
Documentos: “Lei N. 310 de 16 de Março de 1846”, “Discurso com que o illustrissimo e excellentissimo senhor dr. José Thomaz Nabuco 'Araujo, presidente da provincia de São Paulo, abrio a Assembléa Legislativa Provincial no dia 1.o de maio de 1852. São Paulo, na Typ. do Governo arrendada por Antonio Louzada Antunes, 1852”, “Mapa SN 5 e 6”. (http://www.crl.edu/content/brazil/sao.htm).
Mapa: Província de São Paulo de 1850.

Bibliografia da aula: Hilsdorf, Maria Lucia. Cultura oral e cultura escrita em São Paulo (1820-1860). Vidal & Hilsdorf. Brasil 500 anos: tópicas em história da educação. São Paulo: EDUSP, 2001, p. 67-96.

Atividade(4)
a) A classe será dividida em 9 grupos que irão analisar os documentos e preencher uma ficha síntese que contém os seguintes campos: 1) Como se estrutura a educação escolar; 2) Qual o público-alvo da escola?; 3) Como se constitui o corpo docente?; 4) Qual a cobertura da escola no território de São Paulo?; 5) Qual a organização espacial da escola?; 6) Como se distribui o tempo escolar?; 7) Quais os materiais e métodos mobilizados no ensino?

b) Retomar as sínteses produzidas pelos grupos, socializar e discutir coletivamente na classe.

Setembro

Dia 03 - Semana da Pátria – Recesso escolar.

Dia 10 (Aula 6) - Visita ao Centro de Memória da Educação.

Dia 17 (Aula 7)
Tema 4: São Paulo e os primórdios da legislação educacional.
Documentos: “Lei N. 310 de 16 de Março de 1846”. “Discurso com que o illustrissimo e excellentissimo senhor dr. José Thomaz Nabuco 'Araujo, presidente da provincia de São Paulo, abrio a Assembléa Legislativa Provincial no dia 1.o de maio de 1852. São Paulo, na Typ. do Governo arrendada por Antonio Louzada Antunes, 1852”
“Mapa SN 5 e 6”. (http://www.crl.edu/content/brazil/sao.htm).
Mapa: Província de São Paulo
.

Bibliografia da aula: Hilsdorf, Maria Lucia. Cultura oral e cultura escrita em São Paulo (1820-1860). Vidal & Hilsdorf. Brasil 500 anos: tópicas em história da educação. São Paulo: EDUSP, 2001, p. 67-96.

Atividade (4):

a) A classe será dividida em 9 grupos que irão analisar os documentos e preencher uma ficha síntese que contém os seguintes campos: 1) Como se estrutura a educação escolar; 2) Qual o público-alvo da escola?; 3) Como se constitui o corpo docente?; 4) Qual a cobertura da escola no território de São Paulo?; 5) Qual a organização espacial da escola?; 6) Como se distribui o tempo escolar?; 7) Quais os materiais e métodos mobilizados no ensino?
b) Retomar as sínteses produzidas pelos grupos, socializar e discutir coletivamente na classe.

Dia 24 (Aula 8) – Tema 5: São Paulo e a obrigatoriedade do ensino.
Documentos: “Lei de 1874”. “Relatorio apresentado á Assembléa Legislativa Provincial de S. Paulo pelo presidente da provincia, exm. sr. dr. Sebastião José Pereira, em 2 de fevereiro de 1876. S. Paulo, Typ. do "Diario," 1876.” “Mapas” (http://www.crl.edu/content/brazil/sao.htm).
Mapa: Província de São Paulo.

Bibliografia da aula: BARROS, Surya Aaronovich Pombo de. Discutindo a escolarização da população negra em São Paulo entre o final do século XIX e início do XX. In.:ROMÃO, Jeruse (ORG). História da educação do negro e outras histórias. Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação continuada, Alfabetização e Diversidade. 2005, p.79-92.

Atividade (5): A classe será dividida em 9 grupos que irão analisar os documentos e preencher uma ficha síntese.

Outubro

Dia 01 (Aula 9)

Tema 6: Múltiplas estratégias da escolarização elementar em São Paulo 1770-1870.

Atividade (6) - Síntese comparativa das fichas elaboradas até o momento. Discussão em grupo e com toda a turma.

Dia 08 – ANPEd – Sem aulas

Unidade II: A educação na República

Dia 15 (Aula 10)
Tema 7: Os grupos escolares e o ensino intuitivo.

Seminário 1: Documentos: “Lei de 1892”, “Regulamento de 1893”, “MENSAGEM 1896.” e “Mapas” (http://www.crl.edu/content/brazil/sao.htm).
Mapa: Estado de São Paulo de 1900.


Atividade de Seminário: Cada grupo de seminário irá apresentar para classe um conjunto documental, para o qual deverá sistematizar as seguintes questões: 1) Como se estrutura a educação escolar; 2) Qual o público-alvo da escola?; 3) Como se constitui o corpo docente?; 4) Qual a cobertura da escola no território de São Paulo?; 5) Qual a organização espacial da escola?; 6) Como se distribui o tempo escolar?; 7) Quais os materiais e métodos mobilizados no ensino? O grupo responsável pelo seminário deverá entregar a ficha-síntese para toda a turma.

Bibliografia da aula: SOUZA, Rosa Fátima. Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: Ed. UNESP, 1998, p. 157-240.

Bibliografia complementar da Unidade: CURY, C.R.J. A educação como desafio na ordem jurídica. In: LOPES, FARIA FILHO & VEIGA. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p. 567-584.

Dia 22 (Aula 11)
Tema 8: A alfabetização como problema.

Seminário 2: Documentos: “Lei de 1920”, “Anuário de 1918”. Mapa: Estado de São Paulo de 1930.

Atividade de Seminário: Cada grupo de seminário irá apresentar para classe um conjunto documental, para o qual deverá sistematizar as seguintes questões: 1) Como se estrutura a educação escolar; 2) Qual o público-alvo da escola?; 3) Como se constitui o corpo docente?; 4) Qual a cobertura da escola no território de São Paulo?; 5) Qual a organização espacial da escola?; 6) Como se distribui o tempo escolar?; 7) Quais os materiais e métodos mobilizados no ensino? O grupo responsável pelo seminário deverá entregar a ficha-síntese para toda a turma.

Bibliografia da aula: BARBOZA, Andressa Cristina Coutinho. Cartilha do operário: alfabetização de adolescentes e adultos em São Paulo (1920-1930). Capítulo 1. FEUSP. Mestrado, 2006, p. 28-57. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21062007-142232/

Dia 29 (sem aula) - VIII Congresso Iberoamericano de História da Educação.

Novembro

Dia 05 (Aula 12)
Tema 9: A Escola nova como proposta de organização do sistema
Seminário 3: Documentos: “Código de 1933”, “Anuário de 1937 ”. Mapa: Estado de São Paulo de 1940.
Atividade de Seminário: Cada grupo de seminário irá apresentar para classe um conjunto documental, para o qual deverá sistematizar as seguintes questões: 1) Como se estrutura a educação escolar; 2) Qual o público-alvo da escola?; 3) Como se constitui o corpo docente?; 4) Qual a cobertura da escola no território de São Paulo?; 5) Qual a organização espacial da escola?; 6) Como se distribui o tempo escolar?; 7) Quais os materiais e métodos mobilizados no ensino? O grupo responsável pelo seminário deverá entregar a ficha-síntese para toda a turma.


Bibliografia da aula: CARVALHO, Marta. Reformas da instrução pública. In: LOPES, FARIA FILHO & VEIGA. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p. 25-252.

Dia 12 (Aula 13)
Tema 10: A educação em tempos autoritários (1) : o Estado Novo

Seminário 4: Documentos: “Lei Orgânica de 1946”. Mapa: Estado de São Paulo de 1945.
Atividade de Seminário: Cada grupo de seminário irá apresentar para classe um conjunto documental, para o qual deverá sistematizar as seguintes questões: 1) Como se estrutura a educação escolar; 2) Qual o público-alvo da escola?; 3) Como se constitui o corpo docente?; 4) Qual a cobertura da escola no território de São Paulo?; 5) Qual a organização espacial da escola?; 6) Como se distribui o tempo escolar?; 7) Quais os materiais e métodos mobilizados no ensino? O grupo responsável pelo seminário deverá entregar a ficha-síntese para toda a turma.

Bibliografia da aula: Nunes, Clarice. As políticas públicas de educação de Gustavo Capanema. Bomeny, Helena (org.) Constelação Capanema: intelectuais e políticas. Rio de janeiro: FGV, 2001, p. 103-126.

Dia 19 (Aula 14)
Tema 11: A educação popular

Seminário 5: Documentos: “Lei de 4024/61”. Mapa: Estado de São Paulo de 1950.

Atividade de Seminário: Cada grupo de seminário irá apresentar para classe um conjunto documental, para o qual deverá sistematizar as seguintes questões: 1) Como se estrutura a educação escolar; 2) Qual o público-alvo da escola?; 3) Como se constitui o corpo docente?; 4) Qual a cobertura da escola no território de São Paulo?; 5) Qual a organização espacial da escola?; 6) Como se distribui o tempo escolar?; 7) Quais os materiais e métodos mobilizados no ensino? O grupo responsável pelo seminário deverá entregar a ficha-síntese para toda a turma.

Bibliografia da aula: Beisiegel, C. Política e educação popular: a teoria e a prática de Paulo Freire. São Paulo: Ática, 1982.

Dia 26 (Aula 15)
Tema 12: A educação em tempos autoritários (2): o Governo militar.

Seminário 6: Documentos: “Lei de 5672/71”. Mapa: Estado de São Paulo de 1970.

Atividade de Seminário: Cada grupo de seminário irá apresentar para classe um conjunto documental, para o qual deverá sistematizar as seguintes questões: 1) Como se estrutura a educação escolar; 2) Qual o público-alvo da escola?; 3) Como se constitui o corpo docente?; 4) Qual a cobertura da escola no território de São Paulo?; 5) Qual a organização espacial da escola?; 6) Como se distribui o tempo escolar?; 7) Quais os materiais e métodos mobilizados no ensino? O grupo responsável pelo seminário deverá entregar a ficha-síntese para toda a turma.

Bibliografia da aula: SOARES, Magda B. Metamemória, memórias: travessia de uma educadora. São Paulo: Cortez Editora, 1990, p. 79-95.

Dezembro

Dia 03 (Aula 16) – Múltiplas estratégias da escolarização elementar em São Paulo 1890-1970.

Síntese e entrega dos trabalhos finais: textos elaborados a partir da atividade de seminário.